Tecle Enter para Pesquisar

O que era aquilo?

Histórias do futebol sul-mato-grossense. O passado glorioso, o presente agonizante e um disco voador

Em uma partida de futebol no estádio Morenão no ano de 1982, milhares de pessoas presenciariam um fato marcante: a vitória do Operário F.C. sobre o Vasco (de Dinamite e Rondinelli) por 2 a 0. O resultado ficaria em segundo plano, graças ao aparecimento de uma luz que sobrevoou bem de perto a cabeça dos torcedores. Estádio cheio. Partidas inesquecíveis. Fatos marcantes. O que era aquilo?

O projeto

Iniciamos a produção do documentário “O Que Era Aquilo?” em meados de 2012. A ideia de contar como era a época auge do futebol sul-mato-grossense, tendo como gancho um fato ocorrido há extatos trinta anos, exigiu uma permanente pesquisa a fontes documentais, com a consulta de acervos de jornais e materiais em áudio e vídeo; e pessoais, realizada por meio de entrevistas com quem vivenciou a época, inclusive aquele fato inusitado.

Antes das gravações, conversamos previamente com fontes-chave que possuem amplo conhecimento do assunto e deram base para que fosse estabelecido o questionário utilizado com as pessoas selecionadas para compor o quadro final de personagens. A escolha foi feita com base em critérios como:

Esteve no dia do jogo em que o OVNI apareceu
Conhece os bastidores do futebol sul-mato-grossense
Tem expressão no meio do futebol e pode contribuir com uma visão diferente

A algumas fontes fizemos as mesmas perguntas, para que tivéssemos pontos de ligação na hora de montar o vídeo, que não conta com um narrador central. Como exemplo, podemos explicar a construção do cenário da noite em que o OVNI apareceu. Buscamos realizar as entrevistas com quem estava naquela partida, pedindo para que descrevessem os mesmos parâmetros do objeto, como altura, tamanho, cor, barulho, intensidade de luz emitida, e ainda tivemos a preocupação de filmá-los nos locais onde cada um se encontrava naquele jogo, para mostrar o seu ângulo em relação ao objeto. Isso foi feito na medida do possível, já que algumas fontes não puderam ir ao estádio para a entrevista, ou mesmo, porque afirmaram não ter visto objeto algum no dia referido.

Exibições

O vídeo foi exibido duas vezes, ambas na UFMS, e para públicos diferentes. Na segunda exibição aplicamos um questionário avaliativo, que nos ajudou a compreender melhor a percepção das pessoas em relação ao tema e seu desenvolvimento no documentário.

Realização:

André Patroni
Kleomar Carneiro
Paulo Henrique Higa

Produção:

Pedro Nogueira Heiderich
João Conrado Kneipp

Comentários