Tecle Enter para Pesquisar

Exibição de “O Que Era Aquilo?” na UFMS

12 de maio de 2013

Realizamos na última quarta-feira (08/05), mais uma exibição pública do documentário O Que Era Aquilo?, que fala sobre o futebol sul-mato-grossense, seu auge e decadência, tendo como gancho uma partida entre Operário e Vasco em 1982, quando milhares de pessoas das arquibancadas presenciaram um fato inusitado: o aparecimento de uma luz muito intensa no céu noturno.

A exibição, realizada no anfiteatro do CCHS da Universidade Federal de MS, teve como objetivo recolher as impressões e opiniões de quem o assistiu. Distribuímos um questionário para o público preencher, com perguntas que mediram o grau de satisfação com o filme, seus pontos fortes e fracos e se as pessoas o recomendariam. Com base nisso, vamos fazer algumas modificações, já que o vídeo apresentado nesta quarta não era o corte final, que pretendemos postar aqui até o fim do ano. Essa é uma prática comum empregada na realização de filmes, que a gente quer utilizar com mais frequência de agora em diante.

O feedback que o questionário nos deu foi muito positivo. Pouco mais de trinta pessoas participaram da pesquisa, e as opiniões indicaram que estamos no rumo certo ao nos aprofundar em temas regionais, pois dentro do que foi dito, uma das constatações mais recorrentes era “sempre ouvi essa história e queria saber mais sobre ela”, ou “não sou daqui e gostei de saber mais sobre como é”. Foram unânimes ao dizer que recomendariam o documentário para amigos e conhecidos.

Conversa pós-exibição

Aproveitamos a oportunidade para conversar com quem esteve presente sobre como foi o processo de realização de “O Que Era Aquilo?”. Convidamos os jornalistas João Conrado e Pedro Nogueira, que participaram da pesquisa e produção do documentário, e trocamos uma ideia com o pessoal, debatendo também sobre a situação do futebol em MS.

O que dá pra tirar dessa experiência é que os documentários têm público. E o que sobra são temas para serem investigados. Então, ao trabalho!

Comentários

t Twitter f Facebook g Google+